Controle de cupins - Descupinização

Os cupins como qualquer espécie da natureza possuem uma função específica no equilíbrio ambiental, eles ajudam na decomposição de material orgânico (madeiras e restos vegetais), devolvendo ao ambiente os nutrientes destas matérias. Alem disso, os cupins constroem galerias que auxiliam na aeração do solo. Os cupins tornam-se um problema nas áreas urbanas onde não tem alimentos disponíveis e passam a buscá-lo nos imoveis. Afetando madeiramento de estruturas,portas e batentes,moveis e tudo o que for de base celulósica.

Espécies de cupins

Cupim de solo ou cupim subterrâneo

A maior parte dos cupins da família Rhinotermitidae é formada por espécies de cupins subterrâneos. Na natureza, esses animais constroem seus ninhos embaixo da terra e consomem madeira de arvores vivas e mortas. Em meio urbano, podem atuar como pragas urbanas quando se propagam de maneira descontrolada, fazendo seus ninhos sob as casas ou nas paredes das construções. A espécie mais importante é a Coptotermes Gestroi,considerada a principal praga dentre os cupins do Sudeste do Brasil.

Cupim de madeira seca

São da família Kalotermitidae e popularmente conhecidos como cupim de madeira seca.Não possuem operários e não formam ninhos.Possuem o habito de escavar tuneis para se proteger e servir de abrigo e alimentam-se de madeiras e derivados que contenham celulose.No meio natural são importantes agentes na decomposição da celulose.Em áreas urbanas,podem infestar mobílias e madeiras de construção em geral

Cupins arborícolas

São da família Termitidae e abrange diversas subfamílias e espécies.Fazem parte dela os cupins de montículo,que podem infetar pastagens.A principal espécie é Cornitermes cumulans,que,em ambiente natural,ocorre no cerrado e não se prolifera de maneira exagerada.Alem dos cupins de montículo, a família Termitidae também compreende os cupins arborícolas,que recebem essa denominação devido ao habito de construírem seus ninhos sobre as arvores.

O Poder dos cupins

· Longo período de vida · Vivem em colônias · O ninho pode se auto perpetuar · Necessitam de um suprimento de alimento constante (os cupins nunca param de procurar alimento) · Comportamento criptobiotico (vivem em fendas) · Os danos causados pelos cupins geralmente só aparecem depois que os cupins consumiram grandes quantidades de madeira ou celulose.

Tipos de tratamento para descupinização.

Cada tipo de cupim pede um tipo de tratamento especifico que só será definido após inspeção da área afetada. · Descupinização em madeiramento - São executados furos de uma forma estratégica para que a calda cupinicida possa ser absorvida pelo madeiramento. Descupinização com barreira química - Execução de furos junto as paredes externas e internas e injeção da calda cupinicida com o uso do trado para que a calda possa alcançar os pontos mais profundos e distantes da colônia de cupins. Descupinização com tratamento de conduites – Ataque as colônias de cupins que habitam os conduites através do polvilhamento de pó químico no interior dos conduites,fazendo uso de polvilhadeiras.

cupins
Controlador profissional de pragas

O atendimento rápido para um serviço eficaz Tecnokobra Faça um orçamento gratuíto.